SEGUIDORES

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

(Des)Acordo Ortográfico I: maiúscula opcional nos logradouros (rua, avenida...)

Na regra relativa ao uso opcional da maiúscula na referência a avenidas, ruas, travessas, etc., encontramos duas interpretações nos guias disponíveis:
a) Há os que dizem que podemos optar por maiúscula ou minúscula na primeira palavra e também no nome da rua, avenida, etc.: "Na Avenida da Liberdade" ou "Na avenida da liberdade";
b) A segunda interpretação determina que apenas o primeiro elemento é opcional: "Na Avenida da Liberdade" ou "Na avenida da Liberdade".
Consultando o texto do Acordo Ortográfico, lemos: "2 A letra maiúscula inicial é usada: (...) i) Opcionalmente (...) em categorizações delogradouros públicos: (rua ou Rua da Liberdade, largo ou Largo dos Leões)".
Se a maiúscula opcional se aplica à categorização do logradouro, apenas a primeira palavra está abrangida (avenida, rua, beco, travessa...). Logo, a interpretação apresentada em b) é a adequada. Os exemplos apresentados no texto legal são esclarecedores, pois a opcionalidade da maiúscula apenas está aplicada às palavras R/rua e L/largo.

2 comentários:

  1. Mas isso equivaleria a dizer que o AO não teria trazido absolutamente nada de novo, porque já antes nada obrigada ao uso de maiúscula nas partículas anteriores: rua do Carmo, praia das Maçãs, torre dos Clérigos. É ver um prontuário.

    ResponderExcluir
  2. No entanto, se é em "categorizações" de logradouros e não nas "denominações", faz sentido essa interpretação, sim.

    ResponderExcluir